Homens e rapazes no saneamento (nota de reflexão )

Printer-friendly versionPrinter-friendly version
Portuguese Learning Brief Boys and Men

As discussões sobre género em saneamento e higiene (S&H) centram-se geralmente nos papéis, posições ou impactos nas mulheres e raparigas, a quem cabe a maior carga de trabalho relacionada com água, saneamento e higiene (water, sanitation & hygiene, WASH). Os esforços para melhorar o S&H e mudar as normas sociais nem sempre envolvem activamente homens e rapazes da maneira mais eficaz ou transformadora. Precisamos de aprender mais sobre os papéis que os homens e rapazes desempenham actualmente e, se necessário, sobre como estes papéis podem ser modificados para que os esforços tenham maior êxito. Esta Nota de Reflexão apresenta os resultados de uma análise focada em homens e rapazes: os problemas que eles causam e os problemas que têm, como os levar (ou não) a participar e como os mobilizar como aliados na transformação dos resultados de S&H.

Esta Nota de Reflexão tem como objectivo:
• Mostrar como homens e rapazes participam actualmente em S&H, e explorar como podem ser levados a participar para obter uma mudança de comportamento sustentável e novas normas sociais;
• Identificar as abordagens e métodos específicos que estão a ser usados em diferentes contextos para que homens e rapazes deixem de praticar o fecalismo a céu aberto (open
defecation, OD); e
• Proporcionar um entendimento mais profundo de como o S&H pode constituir uma plataforma para alterar as normas de género, envolver homens e rapazes no diálogo sobre questões de género e reforçar os resultados de igualdade de género.

A nota de reflexão baseia-se numa análise da literatura publicada e da literatura cinzenta, e em entrevistas com respeitados profissionais de WASH e de género, para avaliar o grau e a eficácia da participação de homens e rapazes em programas de saneamento. Os resultados foram transformados em conclusões, a partir das quais foi elaborado um conjunto de recomendações.

Date: 17 May 2019
Type: 
Language: